Você está aqui: Página Inicial / Informações ao Usuário / Política de Uso

Política de Uso

Acesso ao Recurso

O acesso ao recurso computacional de alto desempenho disponibilizado pelo CESUP é oferecido em regime de fluxo contínuo, e deve ser solicitado única e exclusivamente por meio do formulário eletrônico. A concessão do acesso ao recurso, caracterizada pela abertura da conta de acesso e sua consequente alienação ao solicitante, está condicionada à aprovação da solicitação pelo Comitê de Avaliação de Projetos (CAP), mediante análise de viabilidade técnica e avaliação de adequabilidade.

O tempo necessário à conclusão da avaliação de cada solicitação, e a consequente emissão do respectivo parecer, é de 12 dias, a contar da data de confirmação da submissãoO link de confirmação é enviado por e-mail após submissão do formulário. Entre os critérios de análise observados, constituem-se como condições indispensáveis à aprovação da solicitação:

O período de vigência de projeto de pesquisa originado por solicitação efetivamente aprovada inicia no momento da aprovação da solicitação e encerra automaticamente pela conclusão do projeto ou, irrevogavelmente, após transcorridos 1460 dias desde a data da aprovação. No contexto desta política, a conclusão do projeto acontece no momento em que todas as contas a ele associadas estejam encerradas.

Durante o período de vigência, o projeto passa a viabilizar solicitações de contas de acesso adicionais cujas aprovações estarão condicionadas, salvo em casos de flagrante impropriedade, somente ao consentimento do coordenador do respectivo projeto.

Contas de Acesso

A conta é o instrumento pelo qual se caracteriza o usuário. Ao receber os dados da conta, o contemplado declara admitir incondicionalmente a política estabelecida neste documento, bem como conhecer e entender o estabelecido nos manuais de operação do sistema.

A cada conta nos sistemas computacionais do CESUP está associada uma senha, estabelecida pelo próprio usuário da conta quando do acesso aos sistemas pela primeira vez. Tal senha é intransferível e de caráter estritamente pessoal.

Renovação das Contas

As contas expiram após transcorridos 180 dias da data de abertura e, dentro do período de vigência do respectivo projeto, podem ser renovadas por requisição do usuário. A notificação acerca da necessidade de renovação é enviada por meio de correspondência eletrônica a todo usuário ativo (neste contexto, o usuário ativo é aquele que tenha conectado-se ao sistema ao menos uma vez nas 12 semanas anteriores à data de expiração da conta).

Nos casos nos quais o usuário abdica ou omite-se da requisição de renovação, a conta é encerrada automaticamente. Nos casos contrários, o usuário declara, pelo ato da submissão da requisição:

  • estar ativamente vinculado ao projeto de pesquisa que viabilizou a abertura da respectiva conta;

  • estar disposto a, sempre que solicitado (respeitado o período de vigência da conta, e observada a frequência máxima de duas vezes por semestre), ministrar oficinas de curta duração, presenciais ou remotas, organizadas pelo CESUP e voltadas à capacitação dos demais usuários do centro (as oficinas abordam somente tarefas operacionais básicas relacionadas à rotina usual de trabalho no sistema, e têm caráter absolutamente informal).

Encerramento das Contas

Exceto quando por ocasião da renovação, as contas se encerram automaticamente após a expiração, ou quando o respectivo usuário solicita o encerramento (hipótese na qual o encerramento ocorre imediatamente após a solicitação).

É reservado ao CESUP o direito de, sem ressalvas ou aviso prévio, encerrar uma conta de usuário, quando acerca dela observar-se uma ou mais das situações abaixo especificadas:

  • inatividade por período igual ou superior a 90 dias;

  • quebra e/ou reincidência de quebra de senha por terceiros;

  • uso indevido (com fins alheios aos declarados em projeto);

  • violação de quaisquer diretrizes desta política.

A partir do momento em que uma conta é encerrada, o CESUP isenta-se, total e imediatamente, do compromisso de manter armazenados quaisquer arquivos a ela associados.

Encargos do Contemplado

Ao responsável por projeto de pesquisa fomentado, mesmo que em parte, pela utilização dos recursos computacionais do CESUP cabe o dever de:

  • sempre que solicitado (respeitado o período de vigência do projeto, e observada a frequência máxima de duas vezes por semestre), integrar interinamente o Comitê de Avaliação de Projetos da instituição, exercendo atividade de assessoria na avaliação de adequabilidade, em casos excepcionais, de projetos em processo de pleito aos recursos computacionais disponibilizados pelo centro;

  • incluir em quaisquer publicações resultantes do projeto a seguinte frase (ou o equivalente no idioma da publicação): Pesquisa desenvolvida com o apoio do Centro Nacional de Supercomputação (CESUP), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);

  • sempre que cabível ou por ocasião do encerramento do projeto, apresentar, por meio de formulário eletrônico específico, relatório contendo informações detalhadas sobre quaisquer publicações resultantes do projeto.

Qualquer violação a estes termos suspende a admissão de novas contas de acesso a projeto vigente (pelo tempo em que a violação mantenha-se injustificada), bem como submete o responsável ao bloqueio da liberação de fomento a novos projetos por período mínimo de 180 dias, a contar da data na qual a(s) violação(ões) seja(m) registrada(s).

Considerações Gerais

O conjunto das variáveis de ambiente particular a cada conta pode ser modificado a contento pelo usuário, e as aplicações das quais venha a necessitar devemsempre que possível, ser compiladas/instaladas pelo próprio. Nos casos excepcionais, a compilação/instalação deve ser solicitada à equipe técnica do CESUP, através de correspondência eletrônica ao serviço de suporte operacional (suporte@cesup.ufrgs.br).

Exceto quando por corrupção devida a falhas do sistema, o CESUP garante ao usuário a integridade de seus dados, contanto que mantidos em sua respectiva área de trabalho, e no período de validade de sua conta (neste contexto, a área de trabalho é aquela identificada no sistema pela variável $HOME). A execução periódica de cópias de segurança em mídia independente é de inteira responsabilidade do usuário

É de responsabilidade do usuário a notificação de mudanças em seu endereço de correspondência eletrônica e/ou telefone de contato. O CESUP isenta-se totalmente da manutenção da conta de quaisquer usuários, e dos arquivos a ela associados, caso a comunicação entre as partes não suceda em decorrência de dados cadastrais desatualizados.

Ao usuário cabe também a responsabilidade de manter-se atualizado acerca do cronograma de eventos do sistema, veiculado sempre por meio de correspondência eletrônica.

Ao CESUP é reservado o direito de, sem ressalvas ou aviso prévio, examinar os arquivos relacionados a uma dada conta de usuário, quando acerca dela sejam observadas quaisquer suspeitas de uso indevido ou violação de quaisquer diretrizes desta política.

Esta política tem o intuito de normatizar a concessão e o uso dos recursos computacionais de alto desempenho disponibilizados pelo CESUP, e se aplica integralmente, incluindo quaisquer alterações que venha a sofrer, a todo e qualquer projeto de pesquisa (assim como a todos os seus partícipes) que tenha sido fomentado, mesmo que em parte, pela utilização destes recursos, independentemente da data de início de sua vigência, ou da de quaisquer contas de acesso a ele vinculadas.


Administração do Site Webmail Universidade Federal do Rio Grande do Sul SINAPAD